Deixo aqui o report do trabalho realizado na traseira do meu 1200.
É usado um Lowering Kit da Grayston de 37mm que costuma ser aplicado nos Ford Escort MK1 (não RS).
Comecei por colocar a traseira do carro sobre preguiças e retirei as rodas traseiras para poder aceder á suspenção traseira. De seguida aliviamos as porcas que prendemos suportes inferiores aos Us originais....infelizmente não tirei foto...sorry
Com as porcas aliviadas, colocamos um macaco (dos hidraulicos, mas tambem pode ser daqueles do jardim zoológico) a levantar ligeiramente o diferencial para nos auxiliar a tirar os suportes.
Depois de retirados os suportes inferiores e levantado o diferencial, ficamos com este cenário, e podemos ver o parafuso que aperta as folhas das molas traseiras. Caso queiram tirar uma folha das molas é este parafuso que temos de desapertar....com a ajuda de muito WD40.
No meu caso o 1200 já tinha sido rebaixado em tempos ao retirar a folha de baixo (a mais pequena) e foi colocado um pouco dessa folha por cima da mola para rebaixar mais uns milimetros
Casquilho para não haver fuga possivel ao mesmo tempo que esconde o parafuso de aperto das folhas de mola.
Teste ao bloco que para nossa surpresa tem exactamenta a mesma largura das folhas de mola
A ensaiar os Us de aperto do diferencial ás molas
Mais ensaios e comparações com o material de origem para verificar necessidades
Diferença entre os Us do 1200 e do kit do escort MK1
A foto foi tirado de lado e não de cima, a diferença não é tão grande quando a foto representa
Temos de cortar os pernes á dimensão pretendida, mas deixo isso para as afinações finais
Os pernos dos Us de origem têm 10mm de espessura, e o kit tem 12mm
Agora a parte mais desejada, a montagem...
Ainda vou desmontar tudo novamente quando tiver os coilovers montados pois há sempre acertos de altura a fazer e limpezas ou pinturas para tratar, mas a ideia principal era ver se era viável esta alteração.
Já com as rodas montadas e o carro colocado no chão conseguimos ver o quanto os pernos apontam perigosamente para o chão.... necessitam de ser cortados mas deixo isso para os acertos finais.
Com a colocação destes blocos o que estamos a fazer é colocar o diferencial mais para dentro da carroçaria e isso e bem visivel nesta foto
eis o resultado final, não esquecer que o meu carro já estava rebaixado e agora adicionei os blocos de 37mm....é abuso eu sei mas ainda vai levar acertos de altura quando tiver os coilover montados e outras jantes 13 colocadas, mas já dá para ter uma ideia...
Num dos próximos tópicos vou colocar o tratamento efectuado na suspenção da frente
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8 comentários:
e isso e seguro nas curvas??
Claro que é Samuel, esta é a alteração que se fazia antigamente para rebaixar a suspenção dos carros de molas destas. Não estou a inventar nada!
talvez nao percebeste o sentido da minha pergunta, perguntei se era seguro nao em relação a partir ou saltar alguma coisa, mas sim no sentido se a suspensao fica mais dura or se continua a se dobrar muito numa curva mais apertada...
obrigado
A tua questão está então relacionada com o comportamento do carro em curva, em relação a isso a suspenção não fica mais dura, as molas continuam a ser as mesmas e a ter a mesma geometria, pois estão fixas no mesmo sitio ao carro. Isto apenas empurra o eixo para "dentro" do carro. Em relação ao adornar do carro em curva, como estás a baixar o centro de gravidade do carro, indirectamente acabas por ter o carro a adornar menos.
Eu gosto do comportamento do meu carro, mas cada caso é um caso, façam estas alterações por vossa conta e risco :)
Tens um 1200 Samuel?
sin, tenho um de 4 portas, comprei a pouco tempo, mas ainda falta algumas peças, ainda esta em fase de reconstrução...
olha e ja agora, o que usaste para a suspensao dianteira?? compraste uma nova de outra marca, ou usaste o kit da grayston para molas em espiral??
Á frente tenho Coilovers feitos por mim e um amigo.
Assim que tiver tempo coloco aqui no blog
ok, obrigado
GOSTARIA DE TIRAR UMAS DUVIDAS CONSIGO
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